terça-feira, 19 de agosto de 2014





Cirurgia: Pterígio ou Carne Crescida

Acompanho com frequência a estátisca de visita ao site, um fato me chamou a atenção, a procura constante por um post publicado com o título de Cirurgia: Pterígio, porém sem maiores detalhes sobre a mesma e sim um relato de que estava tudo bem.
Com isso resolvi postar detalhes de tal procedimento médico.
Diagnóstico:
Após ser diagnosticado o paciente é que faz a opção de retirar o conviver com o Pterígio, eu por ser novo (26 anos), a cirurgia não era muito indicada pelo alto índice de reincidiva. O Pterígio no momento que procurei um especialista já me encomodava pelo lacrijamento constante e pelo fato estético, o meu olho ficava vermelho o tempo todo, então nesse momento não pensei muito e fui de acordo em realizar o procedimento cirúrgico de raspagem
Pré operatório:
Visita ao cardiologista que irá solicitar, exames de sangue confirmará o estado da pressão e de saúde para ser submetido a este procedimento para obter esses resultados é feito um eletrocardiograma e medição da pressão arterial.
Ao fim do exame temos em LAUDO, que poderá ser positivo ou não.
A Cirurgia
No dia marcado fui até a clínica especializada para realizar o procedimento, não tive nenhuma restrição pré cirúrgica somente a recomendação de tomar um café da manhã leve, pois a cirurgia estava marcada para as 08:00. É obrigatório o comparecimento de um acompanhante que terá que lhe auxiliar depois do procedimento por conta do tampão e com a medicação indicada.
Entrei no pré-centro cirurgico, onde tirei a roupa e vesti roupa apropriada para adentrar ao Centro Cirurgico, nesse período a enfermeira pingou 3 vezes a cada 5 minutos um colírio anestésico e realizou uma verificação de pressão arterial. Tudo Ok.
15 Minutos de aguardo e chega a minha vez, estava nervoso e apreensivo. O médico começou falando que não demoraria mais do que 3 minutos, deitei em uma cadeira diferente, algo parecido com uma cadeira de dentista e ele começou a ajustar o equipamento, enquanto isso uma auxiliar pingava gotas de medicamento em meu olho. Disse que ia começar e precisava de minha contribuição, precisava que eu ficasse na mesma posição durante um período e que olhase para a minha extrema direira. Foi ai que começou tudo de verdade, um pequeno corte e liquidos em minha vista que ficou logo embassada, em pouco tempo estava tudo terminado. Não peguei pontos, pois foi utilizado uma cola especial.
Antes de sair da sala tomei uma injeção, essa não sei o que era imagino que medicação antibiótica.
Recuperação:
Sai andando da sala porém com o auxilio para ir até o carro, o tampão provoca uma sensação estranha.
1º DIA:
Tirei o tapão ao meio dia, sem conseguir abrir o olho isso era feito com muito esforçco para pingar os colírios.
Durmir é a melhor opção para passar o tempo.
2º DIA:
Quase não sai da cama e o tempo todo usando óculos escuro. um pouco de dor.
3º DIA:
Abri o olho porém ele ainda estava muito inchado e dolorido.
4º – 10º: Recuperação lenta porém já tomava banho molhando o rosto e conseguia assitir televisão.
11º – 15º: A visão melhora bastante e já me sentia muito melhor.
15º DIA: Consulta (Retorno): o meu olho estava bem, apresentado um bom resultado de saramento.
18º DIA: Após o retorno ao trabalho comecei a sentir um encomodo como uma areia, e o olho estava bem vermelho, voltei a cínica no dia seguinte e foi diagnosticado a formação de um granuloma (inflamação na conjutiva), ocorrida pelo descolamento de uma parte da pele colada, fui instruido a continuar com a medicação e que isso sararia sozinho com devidos cuidados, como uso constante de óculos e evitar sol, vento e poeira.
Devido uma alteração da pressão ocular, passei a usar um colírio chamado Cosopt de 12 em 12 horas para controlar pressão.
30º DIA: Vista 100% e granuloma bem menor, olho menos vermelho.
45º DIA: O granuloma praticamente imperceptível e o olho não dói mais nada.
2 Meses: dor zero, vermelhidão continua e o granuloma se foi completamente. O uso de colírio continua.
Farei uma nova consulta daqui uns dias e se houver alguma novidade altero o post.
Boa sorte as pessoas que irão fazer o procedimento.

Fonte: ( meu amigo ) Daniel Goettenauer (goette).


 

 




Nenhum comentário: